segunda-feira, 25 de junho de 2012

Pequeno perfil do poeta Zé Laurentino.


O poeta Zé Laurentino é uma das mais  expressivas figuras da poesia popular nordestina. Natural do Sítio Antas, no  município de Puxinanã - Pb, nasceu no dia 14 de abril de 1943, e é autor de diversos livros e já gravou diveros CD's. É um ícone da poesia popular. Infelizmente o poeta admite ter dependência alcoólica e está atualmente bastante prejudicado da visão. Vejam que belo soneto do poeta onde ele trata da paixão e da bebida.


A Espera

Ela disse que me esperaria
às três horas no Chope do Alemão.
E eu fui esperá-la nesse dia
mas, sofri a maior decepção.

Três e dez. três e vinte. E no balcão,
Uma fila de copos se estendia,
Um garçom quando viu minha aflição
Curioso indagou-me o que havia!

Respondi: foi um ser bastante ingrato
que anteontem comigo fez um trato
E a promessa virou uma quimera

Garçom, bote outra cerveja no meu vale
que a ingrata não sabe o quanto vale
um minuto pra um homem quando espera..

Soneto encontrado em sua coletânea poética e também no "Dicionário Temático de Poesia Popular Nordestina " de Rui Vieira.

.
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário